terça-feira, 26 de janeiro de 2010

RAILTON ENTREVISTA ROSALVO

No Haiti, depois da Tragédia, pessoas brigando por comida, na Bahia pessoas vasculham o lixo atrás do pão. A poesia é útil para quê?

R – Mesmo diante das tragédias que a natureza impõe ao homem, e tem sido assim desde tempos imemoriáveis, que a poesia sobreviverá. Há versos – toscos versos - nos registros ancestrais rupestres. E continuará sempre existindo rima onde há flor, colibri e o sorriso; pode ser mesmo o sorriso triste de um sobrevivente do Haiti, que, como bem disse o poeta, pode ser aqui mesmo bem pertinho de nós.

Vc tem se revelado um grande cantor do Sertão. Alguma vez, já pensou em cantar o Mar?
R – A o mar, este também está entre os devaneios da poesia de todos nós. Mesmo quando o sertão se impõe por lembranças, o mar sempre é uma possibilidade. Quem sabe o dia a sereia, ou mesmo seu canto, faça-me voltar meus versos para essa grande casa da mãe dágua.
E os temas angustiantes, tais como morte e processo de envelhecimento?
R – A morte é um processo natural, uma meta metafórica para um recomeço. O envelhecimento, este também é conseqüência do tempo. Há que haver um amadurecimento da velhice, a compreensão dos limites para que o final seja indelével feito a brisa que nos bate no rosto em dias límpidos.
Já escreveu sobre o Homoerotismo?
R – Na verdade toda poesia tem um objeto de desejo, seja hétero ou homo. As carências estão presentes em muitos versos. Mas o importante mesmo é viver cada experiência com simplicidade e acima de tudo respeito.
Quais foram suas leituras durante a infância e adolescência?
R – Eu menino ainda. nos cafundós de minha querida Brotas de Macaúbas, era um incansável leitor. Amigo do chefe do posto do IBGE, que hoje inexiste na cidade juntamente com as mais diferentes representações e repartições públicas federais, tive acesso a uma grande biblioteca. Grande para o ser criança que era. Foi lá que conheci Machado de Assis, Jorge Amado, Monteiro Lobato e a maravilhosa Clarice Lispector, dentre tantos outros autores que me fizeram descortinar um mundo grandioso muito além das formações montanhosas da Chapada Diamantina.
Vai votar em Dilma, ou Marina Silva?
R – A história da “companheira” Dilma é impressionante, de coragem e desafios. Mas me comove mais a determinação de Marina, uma mulher marcada pela desesperança dos seringais amazônicos. São duas candidatas fortes que podem fazer muito pelo país, desde que o aparelhamento estatal seja desprezado juntamente com a distribuição de cargos às hienas políticas de sempre. Mas não sou político; na hora de votar o coração decidirá!
O que representa viver no século XXI?
R – É imperativo viver, mesmo nesses tempos difíceis de violência e luta pelo pão de cada dia. Mas creio que caminhamos para o futuro. Hoje a certeza de nossa sobrevida na Terra é maior que antes. Só que não estamos cuidando da sobrevida do nosso Planeta Azul. Fica a reflexão para o menor gesto que seja no dia a dia se transforme em carinho ao lugar em que vivemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário